Requeremos à Mesa, ouvido o Plenário e cumpridas às formalidades regimentais, que seja enviado VOTO DE CONGRATULAÇÃO a diretoria da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP) pela passagem dos seus 79 (setenta e nove) anos de fundação.
Fundada em 18 de abril de 1944, a Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP) celebrou no corrente mês de abril a significativa marca de 79 (setenta e nove) anos de existência e relevantes serviços prestados ao setor sucroalcooleiro de Pernambuco. Ao longo desse tempo, desde a sua criação, vem defendendo os interesses dos produtores de cana de açúcar do estado. A Entidade nasceu com o objetivo de substituir o Sindicato dos Plantadores de Cana de Pernambuco. A primeira missão foi a de representar os produtores rurais junto ao então recém-criado Instituto do Açúcar e do Álcool (IAA).
O primeiro presidente foi Manoel Netto Carneiro Campelo Júnior, no comando até 1946. A AFCP funcionou no Edifício Sulacap, no centro do Recife, durante quase duas décadas, em sala cedida pela Sociedade Auxiliadora da Agricultura. Com o passar do tempo, foi se firmando através do trabalho dinâmico de suas diretorias, sobretudo, no início da década de 1970, período de grandes revoluções no campo.
O Bancoplan, banco próprio dos plantadores de cana, foi estimulado pela Associação, o qual se tornou um forte agente financiador de créditos para os produtores investirem nas atividades canavieiras. Destaca-se a participação de Luiz Gonzaga Xavier de Andrade, Fausto da Silva Pontual Júnior e Francisco Alberto Moreira Falcão.
Duas décadas após a sua fundação, a entidade conquistou a primeira sede própria, localizada na Rua do Imperador, fato ocorrido na gestão de Francisco Falcão, que tempo depois adquiriu outro imóvel mesma rua.
A solenidade de inauguração contou com a presença do então senador José Ermírio de Moraes, ex-ministro da Agricultura e conceituado industrial.
Para exercer uma fiscalização nos preços negociados com a venda e estocagem do açúcar, transação que dependia da Cooperativa dos usineiros, a Associação, na qual crescia o prestígio, adquiriu o controle acionário da Usina Barão de Suassuna. José Porfírio e Clóvis Monteiro compraram mais de 50% das ações posteriormente, e as demais foram adquiridas na presidência de Fernando Rabelo.
A atual sede da AFCP, localizada na Av. Mascarenhas de Morais, no bairro recifense da Imbiribeira, próximo ao aeroporto, foi conquistada na gestão de Antônio Celso Cavalcanti de Andrade. Prédio amplo, com grande auditório, salas da diretoria e de diversos departamentos, salão para eventos e dependência para Sociedade Auxiliadora da Agricultura, com todo seu acervo.
Assim, caros colegas parlamentares, celebrar mais um ano de atividades da Associação dos Fornecedores de Cana de Pernambuco (AFCP) é prestar homenagem a todos os produtores de cana de açúcar que se desdobram para manter esta cultura que faz parte da base sobre a qual foi construída Pernambuco e o Brasil.
Diante do exposto, solicito aos meus pares a aprovação para este requerimento.