Requeremos à Mesa, ouvido o Plenário e cumpridas às formalidades regimentais, que seja enviado VOTO DE APLAUSO a Professora MARIA DO SOCORRO DE MENDONÇA CAVALCANTI, primeira mulher a ser eleita Reitora da Universidade de Pernambuco (UPE).
A Universidade de Pernambuco (UPE) é uma entidade pública estadual, multicampi, originalmente criada com a denominação de “Fundação de Ensino Superior de Pernambuco (FESP)”, no ano de 1965. Em 2021, a UPE foi classificada como a 45ª melhor universidade do Brasil e a 100ª melhor da América Latina no Times Higher Education University Rankings (THE).
A UPE possui campus descentralizado e espalhado por diversas cidades do estado (Arcoverde, Caruaru, Garanhuns, Nazaré da Mata, Palmares, Petrolina, Salgueiro e Serra Talhada, além de haver implantado cursos à distância de Administração Pública, Ciências Biológicas (Licenciatura em Biologia), Letras e Pedagogia nos municípios de Fernando de Noronha, Floresta, Garanhuns, Nazaré da Mata, Ouricuri, Palmares, Petrolina, Surubim e Tabira, além do município de Campina Grande, no vizinho estado da Paraíba..
Além disso, foi considerada a melhor universidade estadual do Norte-Nordeste em termos de pesquisa e internacionalização no ranking da Folha de S. Paulo em 2017. Para 2023 serão ofertados 59 cursos de graduação presencial e cinco na modalidade de Educação a Distância.
A eleição para os cargos de Reitora e Vice-Reitor foi realizada em setembro de 2022. Os professores que integraram a chapa, denominada “Avança UPE”, tiveram 93,55% dos votos válidos.
A nova gestão vai conduzir uma instituição com 22.600 estudantes de graduação, pós-graduação lato sensu e stricto sensu, além de 1.969 discentes da Educação Básica. A universidade também conta com mais de 11.800 matriculados em programas especiais, como PROLINFO, PREVUPE e PARFOR.
A Profa. Maria do Socorro de Mendonça Cavalcanti é docente da Universidade de Pernambuco (UPE) desde 1992. Possui graduação em Farmácia e mestrado em Bioquímica pela Universidade Federal de Pernambuco.
Doutora em Ciências Biológicas pela Universidade Federal de São Paulo. Professora associada e livre docente, dirigiu o Instituto de Ciências Biológicas entre 1998-2006 e 2010-2014, exerceu a coordenação da Divisão de Curso da Faculdade de Ciências Médicas e coordenou o Mestrado em Ciências da Saúde entre 2007 e 2010, a qual é docente permanente.
Integrou o Programa de Doutorado em Biotecnologia-Rede Nordeste de Biotecnologia entre 2006 e 2016 e do Programa em Biologia Celular e Molecular Aplicada (UPE). Exerceu o cargo de Vice-reitora entre 2015 e 2022, assumindo a reitoria em abril de 2022. É membra da Academia Pernambucana de Ciências.
A eleição da Profa. Maria do Socorro de Mendonça Cavalcanti é um importante marco na história da universidade, com reflexos de alcance em todo o nosso Estado.
Em um momento no qual temos a chefia do nosso Poder Executivo exercido pela Governadora Raquel Lyra, que tem na sua Vice-Governadoria a Ex-Deputada Estadual Priscila Krause, ver também o protagonismo feminino em uma entidade educacional do porte da Universidade de Pernambuco (UPE), serve de estímulo para nossas mulheres de que elas podem ocupar todos os espaços em nossa sociedade para o qual estejam vocacionadas.
Diante do exposto, considerando a eleição e posse da Reitora Maria do Socorro de Mendonça Cavalcanti, primeira mulher a comandar a Universidade de Pernambuco (UPE), solicito aos meus pares a aprovação para este requerimento.