Requeremos à Mesa, ouvido o Plenário e cumpridas às formalidades regimentais, que seja enviado VOTO DE APLAUSO ao Poder Municipal da cidade de Gameleira pela inauguração da cozinha comunitária da cidade.
O município de Gameleira é situado na região da Mata Meridional pernambucana, distando 93,4km da cidade de Recife, sendo formado pelo distrito sede e pelos povoados de: Cuiambuca, José da Costa e Cachoeira Lisa, possuindo uma população de aproximadamente 29.000 (vinte e nove mil) habitantes.
Gameleira é o 4º município mais populoso da região sobre a influência de Palmares. O município possui 1,4 mil empregos com carteira assinada, a ocupação predominante destes trabalhadores é a de assistente administrativo (280), seguido de trabalhador da cultura de cana-de-açúcar (228) e de professor de nível médio no ensino fundamental (186). A remuneração média dos trabalhadores formais do município é de R$ 1,8 mil, valor abaixo da média do estado, de R$ 2,7 mil.
A concentração de renda entre as classes econômicas em Gameleira pode ser considerada muito baixa e é relativamente inferior à média estadual. As faixas de menor poder aquisitivo (E e D) participam com 68,8% do total de remunerações da cidade, enquanto que as classes mais altas representam 0%.
Destaca-se que a composição de renda das classes mais baixas da cidade tem uma concentração 19,5 pontos percentuais maior que a média estadual, já as faixas de alta renda possuem participação 18,7 pontos abaixo da média. Entre os setores característicos da cidade, também se destacam as atividades de cultivo de cana-de-açúcar e administração pública em geral.
O extrato econômico da cidade aponta uma expressiva parcela populacional em situação de fragilidade social, sendo de grande importância a inauguração da “Cozinha Comunitária Lindete França Rocha”, fruto de uma parceria entre o Poder Municipal e Governo do Estado, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, Criança e Juventude.
Com capacidade de atender, no mínimo, 200 pessoas, a cozinha irá produzir em média 4.000 refeições por mês. Essas refeições irão assistir à população em situação de insegurança alimentar e nutricional, através da oferta de refeições nutricionais balanceadas, a iniciativa espera também reduzir o desperdício, promovendo a reeducação alimentar e criando noções de conservação e preservação do meio ambiente.
Diante do exposto, considerando a grande importância da inauguração da “Cozinha Comunitária Lindete França Rocha” para a população de Gameleira, solicito aos meus pares a aprovação para este requerimento.