Indicamos à Mesa, ouvido o Plenário e cumpridas às formalidades regimentais, que seja enviado apelo ao Exmo. Sr. Diretor-Presidente em exercício do DER/PE (Departamento De Estradas De Rodagem do Estado de Pernambuco), Sr. Roberto Salomão e ao Sr. Evandro Avelar, Exmo. Sr. Secretário de Mobilidade e Infraestrutura do Estado de Pernambuco, no sentido de que seja providenciada a elevação da altura da “Ponte do Cumbi”, edificada sobre a barragem de Lagoa do Carro.
A rodovia PE-50 tem grande relevância para as cidades situadas nas proximidades de seu traçado, localizadas na Mata Norte pernambucana. Sua abrangência transpassa as regiões da Mata Sul e Norte, além do Agreste Setentrional.
Em seu entorno é estimada uma massa populacional de 187.000 (cento e oitenta e sete mil) habitantes.
No seu percurso é localizada a “Ponte do Cumbi”, fixada sobre o reservatório, popularmente conhecido como: “Barragem de Lagoa do Carro”.
Porém, tendo em vista a atual altura da referida ponte, é constatada com frequência a sua interferência na capacidade de acumulação de águas pluviais do reservatório.
E em períodos de muitas chuvas, é comum a interdição da passagem automotiva, uma vez que as águas da barragem transbordam e cobrem a sua extensão, provocando uma série de prejuízos e transtornos para a população que necessita transitar pela localidade.
Assim, visando proporcionar a população que transita pela “Ponte do Cumbi”, notadamente no período das chuvas, a garantia da trafegabilidade pelo local (e também uma melhora na capacidade de captação de águas pluviais, pelo reservatório), apelamos ao Secretário de Mobilidade e Infraestrutura do Estado de Pernambuco e ao DER/PE (Departamento De Estradas De Rodagem) que seja providenciada a realização de obras visando a elevação da “Ponte do Cumbi”.
Por fim, esperamos o acolhimento da presente Indicação que em muito contribuirá para a melhor fruição da rodovia pelos milhares de pessoas que por lá trafegam diariamente e contribuirá para a ampliação do abastecimento de água nas cidades atendidas pela barragem de Lagoa do Carro.