Solenidade marca 90 anos de fundação do CREA-PE

29 de agosto de 2024

Os 90 anos de fundação do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) foram comemorados em reunião solene da Alepe na quarta (28). O evento celebrou as contribuições da instituição para o desenvolvimento do Estado, aprimorando e fiscalizando o exercício profissional das Engenharias, da Agronomia e das Geociências. 

Para o deputado que solicitou a homenagem, Henrique Queiroz Filho, o marco de 90 anos de existência do Crea-PE, alcançado no dia 7 de julho deste ano, é mostra de uma trajetória exitosa da instituição. O Conselho tem mais de 46 mil profissionais ativos em seus registros.

“A presença contínua e o  trabalho diligente do Crea garante que Pernambuco continue avançando com solidez e inovação, promovendo o desenvolvimento sustentável e a proteção do meio ambiente. É um pilar para as engenharias no estado”, disse o parlamentar.

O presidente da entidade homenageada, Adriano Lucena, salientou que poucas instituições têm a oportunidade de aliar uma história de 90 anos a uma atividade em constante evolução como a Engenharia. 

“Além de participar ativamente da discussão sobre a destinação de recursos públicos em obras que impactam infraestrutura, logística, mobilidade, saneamento e produção de alimentos, o Crea-PE também garante qualificação continuada a seus profissionais, e tem um projeto social inovador, que é o Crea nas comunidades. Estamos na desconstrução de um conselho cartorial, meramente como emissor de boletos e cobranças”, assinalou o presidente. 

Como parte da homenagem, Lucena recebeu uma placa da Alepe que registra a efeméride. A cerimônia teve a participação de Ermes Costa, secretário de habitação do Recife; Jurandir Liberal, diretor financeiro da Mútua (Caixa de Assistência dos Profissionais do Crea); José Roberto de Souza Cavalcanti, vice-reitor da Universidade Estadual de Pernambuco (UPE); Liliane Ramos, superintendente técnica do Crea-PE; e Eloísa Basto, diretora presidente do Sindicato dos Engenheiros de Pernambuco.