2,5 mil ciclistas participam do PedalAlepe 2024

28 de abril de 2024

As ruas do centro da capital pernambucana amanheceram tomadas por 2500 ciclistas que vieram participar do PedalAlepe 2024 – Circuito Frei Caneca, neste domingo (28). Gratuito, o evento foi aberto à população pernambucana e marcou as comemorações em torno dos 189 anos da Alepe e dos 200 anos da Confederação do Equador, ambos celebrados em 2024.

Ao longo dos 7,7 km de trajeto, os participantes tiveram uma verdadeira aula de história ao ar livre, já que o passeio ciclístico visitou locais e prédios históricos que marcaram o movimento revolucionário de lutas libertárias liderado por Frei Caneca em 1824, em Pernambuco.

ITINERÁRIO – Os ciclistas percorreram 7,7 km na manhã deste domingo (28). Foto: Amaro Lima

“A segunda edição do PedaAlepe é um grande sucesso. Nas ruas, pudemos observar a adesão das pessoas ao passeio ciclístico que, nesse ano, além de comemorar mais um aniversário do Poder Legislativo, recontou a história da Confederação do Equador, movimento que revolucionou a história da política pernambucana”, disse o deputado Henrique Queiroz Filho, segundo suplente da Mesa Diretora da Alepe.

BIKE EM MÃOS – O deputado Henrique Queiroz Filho representou a Mesa Diretora da Alepe no evento. Foto: Nando Chiappetta

Ingresso solidário

A concentração do PedalAlepe 2024 começou às 8h, na Rua da Aurora, em frente ao Museu Palácio Joaquim Nabuco. Antes da saída, às 9h, houve a distribuição de kits para os participantes. Para essa entrega, foi solicitado um quilo de alimento não-perecível. Ao todo, foram arrecadadas mais de duas toneladas de alimentos que serão destinados posteriormente a instituições beneficentes.

SUPERINTENDENTE-GERAL – Isaltino Nascimento falou do caráter solidário do PedalAlepe. Foto: Amaro Lima

“A atual Mesa Diretora tem um compromisso de se fazer mais presente entre o povo pernambucano. Prova disso, é essa interação que temos no PedalAlepe. Não é só um passeio ciclístico. Tem o lado social. Tudo o que arrecadamos hoje ajudará inúmeras famílias”, destacou o superintendente geral da Alepe, Isaltino Nascimento.

Trajeto

O Circuito Frei Caneca teve oito pontos de parada. Identificados por totens ilustrativos, os locais recontaram toda a história de Frei Caneca, grande líder da Confederação do Equador. Foram eles: Praça Tiradentes, Arquivo Público do Estado, Casa de Manoel de Carvalho Paes de Andrade, Igreja do Divino Espírito Santo, Rua Direita, Igreja Nossa Senhora do Carmo, Igreja do Terço e Forte das Cinco Pontas.