O andamento de obras estruturantes de Pernambuco foi objeto de audiência pública da Comissão de Desenvolvimento Econômico e Turismo, nesta terça (23). O foco principal do encontro foram as melhorias nas BRs 232, 104 e 101.
Engenheiros do Conselho Regional de Eng enharia e Agronomia de Pernambuco (Crea-PE) apresentaram o estado atual e as necessidades de cada rodovia. O professor Maurício Pina defendeu a duplicação completa da BR-232.
“O último trecho duplicado foi em 2008, de Caruaru a São Caetano. Nós entendemos que o avanço da duplicação da 232 pelo Agreste e até o Sertão é fundamental para o desenvolvimento do estado. Ao levar estrada, levamos desenvolvimento econômico e social para as regiões”, avaliou.
Já a retomada das obras do segundo conjunto de unidades – o chamado trem 2 – da Refinaria Abreu e Lima, da Petrobras, foi destacada pelo engenheiro Mário Barbosa. Ele apontou gargalos na BR-101 que dificultam o acesso ao local, em Ipojuca, na Região Metropolitana do Recife.
BR 232 – Maurício Pina, do Crea-PE, defendeu duplicação completa da rodovia. Foto: Amaro Lima
“Uma grande massa de trabalhadores vai se deslocar, de várias cidades, para a refinaria. Possíveis atrasos, provocados por pontos de retenção na BR, podem influenciar o andamento da obra”, considerou.
Superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) em Pernambuco, Bruno Bittencourt afirmou que deve ser concluído em seis meses um projeto para melhorar o fluxo na BR-101, próximo à fábrica da Vitarella, em Jaboatão dos Guararapes.
“Já temos autorização de Brasília para licitar assim que o projeto estiver concluído. É uma obra fundamental não apenas para a refinaria, mas para todas as indústrias de Suape e para o turismo do litoral Sul”, informou.
Sobre a BR-232, ele disse que o órgão está sensível à necessidade de ampliação da duplicação. De acordo com Bruno Bittencourt, está em curso um acordo de cooperação técnica com o DER-PE para viabilizar as obras.
“O objetivo é que o DER faça a contratação dos projetos executivos e doe ao Dnit. Já estão previstas as licitações de São Caetano a Arcoverde e de Arcoverde a Serra Talhada”, anunciou o gestor.
Polo de confecções
TORITAMA – O engenheiro Bruno Lagos defende obra para desafogar BR 104 no município. Foto: Amaro Lima
A duplicação de outra rodovia, a BR-104, que dá acesso aos municípios do polo de confecções do Agreste, foi abordada por Bruno Lagos, conselheiro do Crea-PE. Está em execução uma obra que deve duplicar 13,2km da estrada até 2025, passando por Caruaru, Toritama e Taquaritinga do Norte.
O engenheiro ressaltou a importância de realização das obras da variante no perímetro urbano de Toritama. “O contrato atual não contempla essa obra. Ela é de suma importância porque, sem a variante, haverá um gargalo, e o problema não será resolvido”, considerou.
O deputado Edson Vieira, que presidiu a audiência, reforçou a necessidade da medida. “Quem frequenta o polo de confecções sabe que, nos meses de maior movimento, chega-se a levar três horas para atravessar Toritama, da entrada da cidade à saída, depois do parque das feiras”, relatou o parlamentar.
O diretor-presidente do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PE), Rivaldo Rodrigues Filho, acredita que Toritama deve ser beneficiada com a obra atual na BR-104, mas acrescentou que está sendo elaborada a licitação para a variante.
“A condição de rolamento vai melhorar muito, mas a gente entende que daqui a alguns anos vai estar novamente saturado. Por isso, o DER já está lançando edital da variante de Toritama e deve homologar ainda neste mês”, comunicou.
Panorama de obras estaduais
OBRAS – Segundo Rivaldo Melo, Pernambuco tem em andamento 734 km de restauração de rodovias. Foto: Amaro Lima
Segundo o diretor-presidente do DER, Pernambuco conta com 32 obras em andamento, o que corresponde a 734km de rodovias sendo restaurados. Desde o início da atual gestão, foram seis obras concluídas e 135km restaurados, e outros 370km devem ser iniciados em breve.
Secretário Executivo de Monitoramento, Planejamento e Gestão da Secretaria Estadual de Mobilidade e Infraestrutura (Semobi), Roberto Salomão afirmou que o governo tem o compromisso de destravar obras fundamentais para o desenvolvimento.
“O estado tem 9 mil km de rodovias pavimentadas. Buscamos trabalhar aquelas mais críticas, com grande circulação de massas populacionais ou que dão acesso a arranjos produtivos”, pontuou.
O deputado Henrique Queiroz Filho, que solicitou a audiência pública, frisou a importância de acompanhar as obras estruturantes. “Sabemos da dificuldade de manutenção das rodovias, mas o estado tem que estar preparado para receber investimentos, além de facilitar o deslocamento dos pernambucanos”, destacou.
DEMANDA – Audiência sobre a situação das estradas foi solicitada por Henrique Queiroz Filho. Foto: Amaro Lima